Em 2015, publicamos um capítulo com o título de A Arte da Superação é um Exercício de Pensar e Sentir e sempre viver! no livro Mapa da Vida, Editora Ser Mais, que considero importante trazer alguns trechos à reflexão.
“O sucesso depende de cada um, é fruto da imaginação individual. Assim o mais importante é criar o próprio ideal, o próprio sonho, a própria meta e o próprio padrão de sucesso.”
Em outro trecho mencionamos as fases da mudança, pois acreditamos que a motivação interna é o alimento para esta ser realizada e, quanto maior a facilidade no enfrentamento do processo de mudança, melhor e mais rápidos serão os resultados.
A transformação vem acompanhada pela dor interior, pois é o momento da ruptura com valores e ações aprendidas ao longo da vida. Muitas vezes, a pessoa está fragilizada pela dor, sendo necessário um apoio, seja por mentoria, terapia ou cuidados médicos, porém acredito que seguir – em frente sempre é o melhor.
A maturidade pessoal e profissional vem do processo de aprendizado. Na essência é enxergar o acontecimento pelo lado positivo, é viver as situações sem a permanência da dor. A transformação é metafisica, é um salto quântico.
O aprendizado cria a maturidade e esta cria a responsabilidade. O lado razão se faz necessário no processo de construção, mas o alicerce sempre serão o amor, a fraternidade, o compartilhar.
Empresas estão enfrentando a competência de transcendência, nessa transição, o velho e o novo se misturam, as pessoas estão perdidas, sem conceitos enraizados. O superficial toma a maioria e desta forma ações são feitas ou repetidas sem entendimento.
A empresa com projetos específicos de integração ao bem-estar das pessoas, que permitam aos profissionais trabalharem com coerência aos seus valores essenciais terão esta fase confusa de transição, superadas em menor tempo.
É preciso adotar no ecossistema de Gente e Gestão / Capital Humano / Recursos Humanos o conceito de Desenvolvimento Humano Organizacional, pois o todo permitirá o salto quântico de pessoas e empresas.
As empresas precisam compreender e trabalhar as reflexões sobre maturidade pessoal e profissional. O aprendizado contínuo é um caminho para o crescimento e aprimoramento, a partir de experiências individuais e do coletivo, que gera a consciência de responsabilidade.
Consciência: é a capacidade de perceber, compreender e refletir sobre pensamentos, emoções e ações. Nos permite viver e estar presentes no momento, sem ficar preso ao passado ou na ansiedade do futuro.
Responsabilidade: ligada à nossa capacidade de assumir as consequências de nossas ações, com o reconhecimento da repercussão em pessoas e ambiente.
Quando somos conscientes, estamos propensos a tomar decisões alinhadas com valores essenciais e a considerar o impacto de nossas ações.
Acredito que a combinação desses dois conceitos é fundamental para uma vida significativa e para o sucesso profissional, com a responsabilidade da consciência.